27 de mai. de 2012

Marcas famosas que viraram sinônimos de Produtos.


 Marcas como sinônimos de produtos: exemplos não faltam

Claro que no universo de marcas transformadas em substantivos próprios, existem milhares desses exemplos. Se você por acaso quiser mencionar mais algum, esteja à vontade para usar nossa caixa de comentários para isso.

 De tempos em tempos, somos surpreendidos com o lançamento de produtos tão úteis, inovadores e fáceis de usar que nos deparamos com a pergunta filosofal: ‘como eu vivi esse tempo todo sem isso’? Desde a Revolução Industrial, a tecnologia e a ciência vem presenteando a humanidade com estes apetrechos, que de tão famosas entre todas as camadas da sociedade, acabam sendo chamadas por suas marcas e não por seu nomes verdadeiros.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos

Revolução Industrial: época de invenções geniais

Isso acontecia com mais frequência na Revolução Industrial pois era mais difícil para a concorrência copiar aquela solução ou produto genial. Assim, alguns segmentos foram tomados pelo monopólio de somente uma marca de forma de tal forma que aquela marca virou sinônimo do produto. E isso continua acontecendo (em menor escala), ou alguém ainda acha que depois do iPhone as pessoas continuarão a chamar os smartphones assim? Por isso, reunimos as mais famosas marcas que conseguiram se tornar sinônimos dos produtos e viraram referência no mercado:
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Leite Ninho (leite em pó): toda criança brasileira cresceu tomando aquele pó branco desidratado que milagrosamente se transformava em leite quando misturado com água. As tradicionais latas amarelas ganharam a companhia de diversas variantes, voltadas a recém-nascidos e crianças em crescimento, de acordo com a idade. A concorrência, hoje, é bem acirrada, mas ainda assim o Leite Ninho ainda é reconhecido como sinônimo de leite em pó.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
BomBril (esponja de aço): para tirar a sujeira mais pesada daquela pia de louça suja, uma esponja normal não dá conta: tem que ser no BomBril mesmo. A marca de esponja de aço é também nome da empresa que fabrica uma infinidade de produtos para a limpeza do lar e mesmo com a concorrência de outras lãs de aço, é o BomBril que todo mundo lembra quando se refere a lã de aço.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Chiclets (goma de mascar): não importa se é um Big-Big, Trident, Ping-Pong ou Ploc: quando você vai comprar goma de mascar, sempre menciona a palavra chiclete, um aportuguesamento de Chiclets, tradicional marca do produto, vendido em coloridas caixinhas, desde 1906.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Band-Aid (curativos adesivos): para proteger a pele de pequenos ferimentos, um funcionário da Johnson & Johnson criou, em 1920, um curativo auto-colante, esterilizado e capaz de manter a umidade natural da pele. O envio de milhões de unidades do produto para a Europa na Segunda Guerra Mundial ajudou a popularizar o produto, que é conhecido por esse nome no Brasil, Estados Unidos, candadá e Austrália, independente do fabricante.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Gillette (lâmina de barbear): King Camp Gillette mandou as tradicionais navalhas para a aposentadoria ao criar a lâmina de barbear descartável no fim do século XIX, muito mais barata e que qualquer um era capaz de manusear para fazer a própria barba. O sucesso foi tanto que a empresa fundada por ele se tornou uma gigante, sendo adquirida pela Procter & Gamble tempos depois. Sem contar o fato de, até hoje, Gillette ter se tornado sinônimo de lâmina de barbear em todo o mundo.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Leite Moça (leite condensado): ingrediente principal da mais deliciosas sobremesas da cozinha brasileira, o leite condensado da Nestlé é outro produto da empresa suíça que alçou tanta popularidade entre o consumidor que acabou virando sinônimo de leite condensado. Outras marcas conseguiram produzir leites condensados com sabor quase igual, mas o pioneirismo do Leite Moça o garante como um pilar da culinária brasileira.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Nissin Miojo (macarrão instantâneo): salva-vidas daqueles sem muitas habilidades culinárias ou com preguiça de fazer um jantar mais elaborado, o macarrão instantâneo (também conhecido como lámen) foi inventado no Japão por Momofuku Ado em 1958 e trazido ao Brasil logo em seguida. A popularidade foi instantânea e hoje existe Miojo de diversos sabores, fazendo a alegria de quem não quer gastar mais do que 3 minutos para preparar uma refeição.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Isopor: não parece, mas o nome correto daquele material que embala eletrodomésticos e usado para produzir caixas térmicas é poliestireno expandido (EPS), um plástico com propriedades isolantes, resistente a impactos, leve e de baixo custo. Como ninguém anda por aí dizendo que vai por as bebidas numa caixa de poliestireno expandido, a marca Isopor acabou tornando-se sinônimo desse material tão útil.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Cotonetes (hastes flexíveis): o produto criado para substituir os palitos envolvidos em algodão para limpar as orelhas e recolher secreções ganhou esse nome de batismo pelas mãos de seu inventor, Leo Gersternzang, para a Johnson & Johnson.
Marcas famosas que viraram sinônimos de produtos
Xerox (fotocópias): um dos nomes de marca mais enraizados na cabeça das pessoas. Xerox pode tanto se referir à maquina que faz as cópias xerográficas como descrever o próprio ato, através do verbo xerocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário